Higiene menstrual
Copo menstrual e virgindade

Algumas pessoas pensam que o copo menstrual não é adequado para as mulheres virgens, pensando que será demasiado grande e que poderá ser desconfortável para elas. No entanto, isto não é verdade: o copo menstrual pode ser utilizado desde a primeira menstruação.
Para o compreender melhor, precisamos de saber que o hímen é uma membrana flexível com uma abertura, situada a alguns centímetros da entrada da vagina e que não se trata de uma questão de “ter ou não ter”.
Todas nós temos um hímen, mais ou menos degradado, mais ou menos flexível. A forma mais realista de o imaginar seria como uma espécie de lábios verticais ou em forma de meia-lua, embora exista uma grande diversidade.
Assim, ao introduzir o copo menstrual (ou outro objeto), regra geral, esticamos ligeiramente o hímen. Embora tenhamos de ter em conta que, a partir do momento em que nascemos, esta membrana estica, desgasta-se e torna-se mais fina….
Também a esticamos quando praticamos desporto ou jogos, algumas mulheres nascem sem hímen e outras têm um hímen tão espesso que acabam por esticá-lo ou rompê-lo quando dão à luz.
FACTOS CURIOSOS
– O hímen desgasta-se durante a adolescência. Durante a adolescência, o hímen torna-se mais fino devido à auto-exploração, à limpeza e até às atividades quotidianas.
– A dor que as mulheres sentem na sua primeira vez não se deve ao facto de o hímen ser rompido. Grande parte do hímen já está desgastado na altura em que a mulher tem relações sexuais, pelo que o hímen desempenha um papel mínimo na dor sentida durante a primeira relação sexual.
– Não há hemorragia durante a primeira vez devido a uma rutura do hímen. Uma mulher não sangra durante a sua primeira vez porque o hímen se rompe. O sexo inexperiente, mal lubrificado ou apressado pode fazer sangrar o tecido vaginal sensível.
– O hímen intacto não cobre toda a abertura vaginal. Se o hímen intacto cobrisse toda a abertura vaginal, as raparigas e adolescentes não poderiam menstruar.
– Cerca de 1 em cada 200 mulheres tem um hímen imperfurado. 1 em cada 200 mulheres tem um hímen não rompido com aberturas demasiado pequenas. Atualmente, uma cirurgia muito simples pode resolver este problema.
Agora que sabes isto, atreves-te a experimentar o copo menstrual?

